segunda-feira, 11 de outubro de 2010

Perfeição??

A mídia tem vendido a imagem da mulher: Loira, alta, magra, com rosto de boneca e de lindos olhos azuis, como sendo a "mulher ideal", e a sociedade tem comprado esta imagem e, o pior, exigido que nos tornemos esta mulher! Ela só esquece de um pequeno detalhe, a menos que você seja feita de plástico e se chame Barbie, é impossível atingir tal padrão.
A busca pela perfeição tem gerado graves problemas, isto porque cresce de maneira assustadora o número de individuo que sofrem de algum distúrbio psicológico relacionado com a busca desmedida pela beleza.  Transtornos como a Dismorfobia, Anorexia e Bulimia têm feito vítimas fatais, que em sua maioria são jovens entre 15 e 25 anos de idade, também torna-se crescente o número de pessoas que entram esperançosas em uma sala de cirurgia plástica e saem de lá inertes, sem vida. 
Sabe galera, pode soar estranho um blog que fala de beleza, música, tendências... abordar um tema tão "contraditório", sim! Eu sou a favor de que cuidemos de nosso corpo, que busquemos maneiras de valorizar o que temos de melhor, mas eu acredito que nosso bem estar deve estar em primeiro lugar; Devemos aceitar que nada é perfeito e que as pessoas vêm de todas as formas e cores, nada é igual e isso é o que nos torna especiais!
* A seguir irei falar sobre algumas das "doenças da beleza"


Dismorfia é um transtorno psicológico caracterizado pela preocupação obsessiva com algum defeito inexistente ou mínimo na aparência física.
A dismorfia é muito difícil de ser diagnosticada, pois seus sintomas são semelhantes a uma vaidade excessiva. O paciente que sofre de dismorfia, nunca está feliz com a aparência e supervaloriza defeitos mínimos, imperceptíveis( a pessoa se sente deformada, como consequencia evita sair de casa, ou abusa de maquilagens corretivas), ele ainda está sempre a procura de tratamentos estéticos, mas o resultado nunca lhe satisfaz, uma vez que o problema está em sua auto-aceitação. 
Na sociedade atual, a forma mais frequente de dismorfofobia é em relação ao peso corporal. Pessoas com peso adequado para sua altura e faixa etária consideram-se acima do peso, submetendo-se a regimes de fome, uso de medicamentos, vômitos forçados e exercícios físicos em excesso.

Anorexia
Anorexia é uma disfunção alimentar, caracterizada por uma rígida e insuficiente dieta alimentar, causando um baixo peso corporal, stress físico e morte. A anorexia afeta principalmente as jovens do sexo feminino, e está ligada, geralmente, a problemas de auto-imagem, dismorfia, dificuldade de ser aceito pelo grupo, bullyng, etc.
A anorexia possui um índice de mortalidade entre 15 a 20%, o maior entre os transtornos psicológicos, geralmente matando por ataque cardíaco, devido à falta de potássio ou sódio (que ajudam a controlar o ritmo normal do coração).
O individuo que possui anorexia  apresenta distúrbios de ansiedade e de humor e geralmente são extremamente perfeccionistas! seu peso corporal é de aproximadamente 85% abaixo do normal e eles costumam ver peso onde não tem, seu crescimento é retardado e eles ainda costumam desenvolver depressão profunda e tendência suicida, além de bulimia.O tratamento é bem difícil, pois o paciente não aceita estar doente!

Bulimia
Os principais afetados pela bulimia também são os adolescentes do sexo feminino. A pessoa bulimica, tende a apresentar períodos em que se alimenta em excesso, seguindo do sentimento de culpa, que leva o individuo a procurar maneiras de evitar o ganho de peso com o jejuns, exercícios, vômitos auto-induzidos, laxantes, diuréticos...
O bulimico sente-se incapacitado de controlar o que se come, bem como movimentos no sentido de compensar a "farra" alimentar. Assim como o anorexo, ele é incapaz de enxergar a realidade no espelho, apesar de geralmente está num peso normal, a imagem refletida parece ser aumentada dezenas de vezes.
A bulimia costuma causar sofrimento psíquico e afeta áreas diversas do sujeito. O bulimíco não tem prejuízo somente da sua relação com a comida ou da sua relação com seu corpo. Ele se vê afetado em suas relações sociais - uma vez que festas e confraternizações envolvem alimentação. Ele se vê atormentado por uma questão que lhe é cotidiana (alimentação) e que não pode ser evitada, uma vez que todo indivíduo precisa se alimenta.

Galera, depois de ler sobre todas estas doenças, eu  pergunto: Será que o preço da perfeição tem sido mesmo justo? Vale a pena correr atrás de uma perfeição inatingível? E porque a sociedade espera tanto de nós? 

3 comentários:

  1. Nossa! É um tema forte para se fazer um post e você escreveu mto bem. A mídia tem influenciado mal mesmo, criando padrões de beleza tão extremos. Já estudei muito sobre os assuntos citados no texto e é uma realidade realmente triste. Ainda não tinha ouvido falar em Dismorfia, mas achei bem "interessante".
    Pessoalmente eu acho que nenhuma mulher precisa ser uma versão mais magrela da Barbie. Na figura da dismorfia, acho que como a garota se via no espelho estava linda! :/
    Todos são perfeitos em formas diferentes. Claro que todos querem ter uma boa forma, um esteriótipo legal, mas quem diz que o bonito é o q a mídia diz, não? As pessoas deviam ser menos influenciáveis...

    Enfim, acho que já deu pra perceber que eu amei o post e o blog. Obrigada por passar no meu! Estou te seguindo e voltarei sempre que possível para comentar as atualizações.

    Espero mais visitas suas no meu blog! ^^'

    OBS: Desculpe pelo comentário enorme! x_x'

    http://caixinha-de-tudo.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Oie Ana, realmente é triste que a mídia dite padrões tão extremos, e faça-nos sentir obrigadas a segui-lo! É triste, mas infelizmente é a realidade, e temos que lutar contra isso... afinal, é como você disse, quem diz que é o bonito que a mídia diz?

    Fico feliz por você ter gostado do post e do blog, e pode comentar a vontade 'rsrsrs

    Claro que irei sempre visitar o seu blog, afinal, eu o ADOREI :D

    Beijos ^^

    ResponderExcluir