quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

Depressão ou só uma fase ruim?

Galera, hoje irei tratar de um tema muito importante e que merece destaque, pois é algo que tem afetado um numero maior de pessoas na sociedade contemporânea, trata-se da depressão. Fiquem de olho, pois nesse post procurarei esclarecer todas as suas dúvidas sobre esse problema, e quem sabe te ajudar a ajudar um amigo que se encontre nesta situação ou até você mesmo! Vamos nessa gateenhah =^.^=
Depressão é uma palavra freqüentemente usada para descrever nossos sentimentos. Todos se sentem "para baixo" de vez em quando, ou de alto astral, às vezes, e tais sentimentos são normais. A depressão, enquanto evento psiquiátrico é algo bastante diferente: é uma doença como outra que compromete o físico, o humor e, em conseqüência, o pensamento e que exige tratamento. Muitas pessoas pensam estar ajudando um amigo deprimido ao incentivarem ou mesmo cobrarem tentativas de reagir, distrair-se, de se divertir para superar os sentimentos negativos. Os amigos que agem dessa forma fazem mais mal do que bem, são incompreensivos e talvez até egoístas. O amigo que realmente quer ajudar procura ouvir quem se sente deprimido e no máximo aconselhar ou procurar um profissional quando percebe que o amigo deprimido não está só triste. 
É importante saber diferenciar a depressão psiquiátrica da depressão normal, mas como? Bom, o paciente deprimido terá dias melhores ou piores, assim como o não deprimido, no entanto o período de tormentas e angústias do deprimido serão bem mais longos e difícis que as do outro. Algumas pessoas enganam-se ao comparar suas fases de baixo astral com a depressão psiquiátrica de um amigo, existem semelhanças, mas a manifestação final é muito diferente! Ninguém sabe o que um deprimido sente, só ele mesmo e talvez quem tenha passado por isso. Nem mesmo o psiquiatra sabe: ele reconhece os sintomas e sabe tratar, mas isso não faz com que ele conheça os sentimentos e o sofrimento do seu paciente.

Como é? 
Os sintomas da depressão são muito variados, contudo para se fazer o diagnóstico é necessário um grupo de sintomas centrais:
§  Humor persistentemente rebaixado, apresentando-se como tristeza, angústia ou sensação de vazio; ou
§  Diminuição do interesse e prazer em atividades que antes eram prazerosas.
Outros sintomas de depressão incluem:
§  Ansiedade
§  Afastamento de amigos ou pessoas
§  Cansaço e perda de energia
§  Falta de vontade de realizar uma determinada tarefa que progressivamente se alastra ou pode alastrar a muitas outras actividades.
§  Vontade de chorar ou chora às escondidas.
§  Tem maus resultados escolares, devido á incapacidade em se concentrar.
§  Vontade de ficar só. Afasta-se de tudo e todos.
§  Não querer ouvir barulhos ou querer música ou barulhos em altos berros (pois é uma forma de se alhear e afastar do que se passa à sua volta).
§  Sentimento de tristeza persistente
§  Problemas de auto-confiança e auto-estima
§  Sentimento de tristeza e abatimento sem conseguir encontrar algo que anime ou que consiga despertar interesse.
§  Dificuldade de concentração e de tomar decisões
§  Sentimentos de culpa, desesperança, desamparo, solidão, ansiedade ou inutilidade
§  Alterações no sono; Dificuldades em adormecer, acordar muito mais cedo do que o habitual, dormir em excesso ou pesadelos
§  Medo de executar determinada tarefa; ou medo do que possa acontecer se falhar. Vive obcecada com a sua incapacidade ou com o que possa acontecer a outrem se ela falhar.
§  Isolamento: evitar outras pessoas.
§  Perda de apetite com diminuição do peso ou compulsão alimentar
§  Pensamentos de suicídio e morte
§  Inquietação e irritabilidade
§  Auto-agressão
§  Mudanças na percepção do tempo
§  Acessos de choro
§  Possíveis mudanças comportamentais como agressão ou irritabilidade
§  Medo ou sensação de ser ou estar sendo abandonado
§  Desleixa-se com o vestir ou com a sua apresentação. Isso deixou de lhe interessar.
Algumas pessoas apresentam apenas alguns dos sintomas, outros apresentam inúmeros sintomas, com intensidade variada.
Pessoas deprimidas têm frequentemente pensamentos mórbidos e a taxa de suicídio entre depressivos é 30 vezes maior do que a média da população em geral. A depressão é considerada em várias partes do mundo como uma das doenças com mais alta taxa de mortalidade
Tratamento
A maioria das pessoas que possuem um quadro clínico depressivo não conhece ou não procura ajuda médica especializada apesar da grande possibilidade de tratamento efetivo. O tratamento geralmente envolve uma medicação antidepressiva,receitada por pelo menos 12 meses para evitar recaídas, e algumas vezes acompanhada de psicoterapia.

A prática de exercícios regularmente e a participação em atividades desportivas e sócias, também, podem ajudar o paciente a superar os sintomas da depressão, mas atenção: A procura de um PROFICIONAL continua sendo indispensável! 

Então, o que acharam do post? Espero que tenham gostado, pois depressão é um problema muito sério e que deve ser tratado em todos os meios de comunicações!flw?
BeijOka's <3

3 comentários:

  1. Realmente é preocupante pois muitas pessoas tem e não sabem
    http://charmosaeestilosa.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Interessante esse tema,eu já tive depressão e não contei para ninguém,cheguei até pensar em me matar,mas depois de um tempo passou.Beijos e adorei o banner.Não perca o grande final da saga.

    ResponderExcluir
  3. adoro este tema, mas a minha vida esta a passar por isto tudo e ja teve muito pior, mas pronto, o que demonstrou foi, que deu para ver os amigos verdadeiros. :(

    ResponderExcluir